Avião Piper Merdian/M500 ou JetProp?

Avião Piper Merdian/M500 ou JetProp?

O Piper PA-46 define o padrão em sua classe para operações eficientes, valor e liberdade. A aeronave é movida por um único motor e tem capacidade para um piloto e cinco passageiros. O excelente desempenho, versatilidade operacional e registros de confiabilidade comprovados, o PA-46 é uma ótima perspectiva de propriedade para qualquer comprador. Mas se você quiser comprar um, verá dois tipos no mercado de reposição, o Piper PA-46 Meridian e o Piper Jetprop. Mas quais são as principais diferenças entre esses dois? Embora esses dois modelos sejam singularmente excepcionais, existem algumas diferenças importantes.

Meridian vs Jetprop: semelhanças?

O Piper Jetprop foi introduzido no final da década de 1990 e foi um sucesso comercial. Este modelo é, na verdade, o resultado da instalação de um Certificado de Tipo Suplementar ou “STC” (documento emitido pela FAA confirmando a autorização para modificar uma aeronave ou equipamento aeronáutico) que se aplica ao pistão PA-46 (Piper Malibu ou Piper Malibu Mirage). O motor a pistão foi removido, juntamente com a maior parte do firewall frontal e um turboélice Pratt & Whitney PT6 foi instalado. O resultado é um aumento no nível e velocidade de voo.
O desempenho excepcional do Jetprop motivou a Piper Aircraft. Eles intensificaram sua pesquisa e desenvolvimento e vieram em novembro de 2000 com o Piper Meridian.
Esses dois modelos oferecem o mesmo tamanho de cabine, a mesma velocidade de cruzeiro (260 KTAS) e o mesmo nível de voo (ambos podem subir para o FL270 de um aeroporto ao nível do mar em cerca de 20 minutos). Por fim, seu custo de aquisição é semelhante para modelos equipados de forma equivalente.

Meridian vs Jetprop: as diferenças

As diferenças entre as duas aeronaves residem em três elementos: os sistemas, o motor e o peso/alcance.
Como o Jetprop é uma conversão, alguns sistemas dependem muito dos sistemas originais Piper Malibu ou Piper Malibu Mirage, sistemas que às vezes podem ser complexos, mais antigos e exigem um piloto mais experiente. Com o Meridian, a Piper queria fazer um avião que fosse fácil para o piloto gerenciar, com sistemas exigindo pouco ou nenhum gerenciamento: o sistema de combustível, por exemplo, não exigia intervenção do piloto e, portanto, a segurança era melhorada.
Outra diferença diz respeito à porta contra glacê ou “porta de gelo”, ausente do Piper Meridian. Consequentemente, esta proteção está sempre ativada ou “ON”, o que aumenta seu consumo de combustível em subida e cruzeiro.
O motor e o consumo de combustível também estão mostrando diferença. Aqui, o Piper Jetprop é o “vencedor”. De fato, para alcançar o desempenho de um turboélice, o Piper Meridian possui um motor PT6-42A, derivado de uma série de motores maior do que o PT6-34 / PT6-35 encontrado no Piper JetProp. O Meridian, portanto, consome mais combustível que o Jetprop, especialmente em baixa altitude. (Meridian 40 gal/hr vs Jetprop 32 gal/hr)
Ambas as aeronaves têm limites de peso e alcance, o Piper Jetprop consome menos combustível, por isso tem um alcance um pouco melhor.

O que escolher?

Enfim, nunca afirmaremos que um avião é melhor que o outro, mas sim, que um é o mais adequado às necessidades exclusivas de um operador. Contudo, considerando que as prioridades do comprador são: menor custo de operação, menor valor de aquisição, voos majoritariamente a trabalho, voos longo e um “espaçozinho” extra pra bagagens, o JetProp é o avião mais adequado; no entanto, se as prioridades são: liquidez maior de revenda, idade (já que a Piper nunca mais fabricou o Mirage), simplicidade de operação (entenda também, menor risco operacional) e maior disponibilidade de carga paga, o Meridian/M500 é o mais adequado.

A escolha é sua: se você quer uma aeronave de fábrica, que não tenha sido modificada por um STC, então o Meridian é para você. Pelo contrário, se você prefere a eficiência de um turboélice e não se importa em ser proprietário de uma aeronave modificada que custa menos, então o Jetprop pode ser considerado.
Em conclusão, qualquer que seja sua decisão, sempre será a certa: o Piper Meridian e o Piper Jetprop são duas aeronaves excepcionais que foram projetadas para proprietários que buscam confiabilidade e potência.

 

Topo
Fale conosco
Mandar por WhatsApp